Você consulta o seu CPF regularmente?
Uma negativação indevida pode manchar a sua reputação no mercado financeiro, prejudicando o seu score e direito a crédito.
Veja as principais causas de uma negativação indevida:
Dívida ou conta já paga
Quando o consumidor para suas contas em dia, obviamente o seu nome não deve ser incluído nos órgãos de proteção ao crédito. Mas quando o consumidor paga uma dívida já existente, o seu nome deve ser removido em até 5 dias úteis, após esse prazo, se torna uma negativação indevida.
Dívida renegociada
Após o pagamento da primeira parcela de uma dívida, o nome também deve ser retirado em 5 dias úteis dos órgãos de proteção ao crédito.
Serviço não contratado
O consumidor tem o seu nome negativado por um serviço que nem chegou a contratar. Parece inacreditável, mas acontece muito.
Serviço cancelado
O serviço é cancelado, mas a cobrança permanece, gerando uma negativação indevida pela empresa.
Golpe ou fraude
Alguém utiliza os seus dados para fazer uma compra, empréstimo ou dívida. É importante realizar o boletim de ocorrência nesses casos.
Negativação sem aviso prévio
Qualquer negativação deve ser avisada ao cliente com, no mínimo, 15 dias de antecedência. Se esse contato não foi realizado, a negativação se torna indevida.
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Verifique se há uma negativação indevida
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Linkáveis: SCPC: https://www.consumidorpositivo.com.br/
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