Direito do Consumidor

As principais fraudes praticadas na Black Friday

As principais fraudes praticadas na Black Friday

Muitas pessoas aguardam a Black Friday para garantir a compra de serviços ou produtos com bons descontos, porém, é preciso ter muito cuidado com as fraudes que ocorrem durante esse período e não tornar algo que poderia ser uma ótima oportunidade de compra, em um grande prejuízo.

Para que você não tenha que fugir dessa data e possa aproveitá-la fazendo boas compras, listamos as principais fraudes praticadas na Black Friday. Desta forma, você poderá ficar bem mais atento e não ser mais uma vítima:

Sites e perfis falsos

Uma prática muito comum, até mesmo fora da Black Friday, em que os fraudadores criam sites, perfis no Instagram e páginas no facebook, praticamente idênticas ao de grandes lojas, normalmente, com a opção de pagamento em boleto, o que torna mais difícil a recuperação do valor pago, pois muitas vezes a pessoa só percebe que foi vítima de fraude dias depois, quando não recebe o produto comprado ou recebe um diferente e em valor bem inferior ao do adquirido.

Phishing

Outra prática que ocorre com frequência, também fora do período da Black Friday, é o Phishing, onde os fraudadores, na tentativa de obterem informações pessoais da vítima, como senhas e dados bancários, se passam por grandes lojas e enviam anúncios promocionais ou mensagens, através de e-mails, SMS e WhatsApp, incentivando a pessoa a clicar em algum link sem que ela perceba qualquer alteração em seu dispositivo.

Promoções com “letras miúdas”

Algumas ofertas até que possuem bons descontos, mas, ao inserir o produto no carrinho e tentar finalizar a compra, o consumidor percebe que o preço é alterado e que aquele desconto possui algumas condições especificas que a empresa tenta, praticamente, ocultar no anúncio, inserindo de uma forma quase que impossível do consumidor se atentar ou ler.

Descontos falsos

Algumas empresas aumentam o preço semanas antes da Black Friday e depois anunciam “descontos” pela metade do preço. Mas, na verdade, o consumidor está pagando apenas o valor normal do produto ou as vezes até um valor maior!

Os golpes, em especial os praticados através da internet, costumam ser frequentes durante esse período, mas tomando os cuidados necessário, é possível aproveitar a Black Friday e garantir boas ofertas, pois muitas empresas são sérias e respeitam o consumidor.

Caso você queira saber como se proteger, clique no link e acesse nosso artigo em que falamos sobre os cuidados que os consumidores devem tomar durante a Black Friday (link). E não se esquece de consultar um de nossos especialistas, caso você vivencie alguma prática de respeito ao seu direito como consumidor.

A IConsumidores está aqui para te ajudar!