Danos Morais Direito do Consumidor

Caiu no Golpe da Maquininha? Saiba o que fazer para proteger seus direitos de consumidor!

Caiu no Golpe da Maquininha? Saiba o que fazer para proteger seus direitos de consumidor!

O golpe da maquininha se tornou uma realidade preocupante, afetando milhares de pessoas e negócios. Se você já foi vítima ou conhece alguém que caiu nessa fraude, continue a leitura e saiba o que fazer para proteger seus direitos de consumidor.

O avanço da tecnologia facilitou a vida dos consumidores, permitindo transações rápidas e seguras por meio das máquinas de pagamento. No entanto, infelizmente, junto com essa conveniência vieram também os golpes, um deles é o da máquina de cartão.

Nessa situação, o visor do leitor de cartões é alterado e o fraudador realiza várias tentativas de passar o cartão da pessoa, argumentando que a tela da maquininha está com defeito. A vítima só percebe que o valor debitado de sua conta é superior ao valor cobrado no momento da compra momentos depois, pois a ação é muito rápida.

A primeira coisa que se espera em um momento como esse é obter suporte da instituição financeira, no entanto, a maioria das vezes isso não acontece. Os bancos, frequentemente, se recusam a reconhecer a falha na prestação de serviços, transferindo a culpa para a vítima e negando a devolução do valor.

Porém, não se desespere! Nem tudo está perdido.

O artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), estabelece que os fornecedores de serviços são responsáveis pelos danos causados por fraudes e delitos praticados por terceiros em operações bancárias, quando não fornecem a segurança esperada pelo consumidor.

Portanto, os bancos não podem simplesmente transferir para o cliente a responsabilidade pelos riscos relacionados ao uso da maquininha de cartões.

Essa situação vai além do mero prejuízo financeiro. Quando o consumidor enfrenta um mau atendimento por parte de um fornecedor de serviços, que o obriga a desperdiçar seu tempo na resolução de um problema causado pela falta de suporte adequado, uma indenização por danos morais, justifica essa experiência negativa e frustrada vivenciada pelo consumidor.

Desta forma, é importante compreender que você tem direitos e opções legais disponíveis para buscar reparação devida diante dessa situação.

Na iConsumidores, temos uma equipe de especialistas em direitos do consumidor prontos para proteger seus direitos. Conte conosco para buscar a indenização que você merece nessa e em quaisquer outras situações.