Danos Morais

Ligações de cobrança de terceiros – o que fazer?

Ligações de cobrança de terceiros - o que fazer?

Receber ligações excessivas de cobrança pessoal já é em muito incômodo, mas receber ligações de cobranças de terceiros é estressante, certo?!

Infelizmente, isso tem sido cada vez mais comum, e se enquadra como uma prática abusiva por parte da empresa. Por isso, saiba como proceder em situações semelhantes.

A primeira coisa a se fazer no caso de receber ligações de cobranças de terceiros é informar a empresa sobre o ocorrido, solicitando que deixe de realizar a cobrança através de seu contato.

Lembre-se que é muito importante guardar o número do protocolo da solicitação, prints de e-mails ou mensagens da empresa.

Se você está recebendo essas ligações, pode ter ocorrido um possível vazamento de seus dados, geralmente, por um golpe ou uma fraude.

De toda forma, a empresa que realiza as cobranças ainda é responsável por manter dados corretos dos seus clientes em sua base de dados, assim, se você informa que não é responsável pela dívida e a empresa não atualiza os dados do devedor, está descumprindo suas obrigações.

Por isso, como já explicamos, é uma prática abusiva a importunação por cobranças indevidas.

Caso tenha solicitado a empresa que deixe de realizar as cobranças e mesmo assim não tenha resolvido, além da opção do SAC, é possível tentar contato com a empresa pelas plataformas da Reclame Aqui e Consumidor.gov, solicitando a paralisação das ligações.

Ainda, se as cobranças forem de empresas de telefonia, internet ou TV a cabo, você pode cadastrar uma reclamação junto à ANATEL, sempre guardando provas dos canais utilizados.

Por fim, caso tenha utilizado todos os meios acima citados e as ligações não cessem, fique sabendo que você pode buscar uma indenização por danos morais judicialmente!

Segundo o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor, você foi exposto(a) a constrangimento perante essas ligações excessivas de cobranças de terceiros.

Dessa forma, além de exigir que a empresa pare com as ligações excessivas, você também pode receber uma indenização por ter perdido muito tempo tentando resolver o seu problema.

Lembre-se que procurar um profissional de sua confiança para orientação é sempre o melhor caminho, por isso, solicite uma análise de seu caso. Você pode realizar isso gratuitamente em nossa plataforma. A iconsumidores conta com profissionais habilitados e aptos para ajudar em sua demanda!