Danos Morais Direito do Consumidor

Entenda a polêmica envolvendo a empresa 123 milhas e saiba seus direitos como consumidor

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Nos últimos dias, muitos canais de comunicação têm divulgado sobre o caso da empresa 123 milhas, a qual comunicou ao público a decisão de suspender a emissão de passagens previamente adquiridas por meio de sua linha promocional, que oferece datas flexíveis. Entenda a polêmica envolvendo a empresa e saiba seus direitos como consumidor!

Vale ressaltar que este não é o primeiro episódio em que consumidores se deparam com questões envolvendo a empresa, por isso, fique por aqui e confira mais informações para evitar dores de cabeça futuras!

O que realmente aconteceu?

A companhia 123milhas causou surpresa ao público ao declarar a suspensão da emissão de passagens da linha promocional que já haviam sido adquiridas. Segundo o comunicado, a empresa não realizará a emissão de bilhetes para viagens programadas entre setembro e dezembro de 2023. Além disso, desde o dia 16, as vendas desse tipo de produto foram temporariamente interrompidas.

A empresa atribui a responsabilidade aos juros e à demanda em ascensão. Em uma declaração oficial, a empresa explicou que a escolha de suspender a emissão de passagens na linha promocional decorre de “influências econômicas e de mercado”. Além disso, destacou o impacto da alta procura por voos, que mantém as tarifas elevadas mesmo durante os períodos de menor movimento, bem como a considerável taxa de juros.

O anúncio foi considerado grave pelo governo, resultando na pronta ação da Secretaria Nacional do Consumidor, que já manifestou sua intenção de notificar a empresa para obter esclarecimentos sobre o assunto.

Mas como ficam os consumidores?

O caso ganhou grande destaque por ter prejudicado vários consumidores ao fazer a propaganda prometendo passagens aéreas extremamente atrativas e com um custo muito acessível, porém, a empresa infelizmente não conseguiu suprir a demanda e optou pelo cancelamento das passagens.

 

Você, consumidor, precisa saber que quando a empresa se propõe a prestar um serviço ela deve cumprir com o prometido, caso contrário pode sofrer eventuais processos judiciais!

Isso porque, os consumidores não têm culpa da eventual “má administração” da empresa, por isso, ela deve cumprir o que está prometido e vinculado em sua oferta.

Neste caso, a empresa acabou por lesar consumidores de várias formas. Ao invés de devolver a quantia paga para o consumidor, após o cancelamento do pacote ou passagem adquirida, ofereceu um Voucher no valor da passagem, que só pode ser utilizado com a própria empresa, obrigando os consumidores a “gastarem dinheiro” no mesmo canal.

Na maioria das vezes, quando ocorrem casos como este, além da devolução de todo o valor gasto pelo consumidor, cabe também o processo por danos morais, uma vez que a maioria dos casos realmente configuram danos desta natureza.

Vários relatos foram dados pelos consumidores que perderam viagens, algumas planejadas com anos de antecedência, além de casamentos que não vão ocorrer como o planejado por conta do cancelamento das passagens, dentre outros problemas gravíssimos.

Os consumidores devem procurar seus direitos para que não sejam prejudicados por conta de um erro da empresa!

Faz parte dos Consumidores afetados por esse cancelamento?

Saiba que você não está sozinho, na iConsumidores, temos uma equipe de especialistas em direitos do consumidor prontos para proteger seus direitos.

Conte conosco para buscar a indenização que você merece nessa e em quaisquer outras situações que infrinjam seus direitos!