Danos Morais

Voo cancelado: tudo o que você precisa saber sobre seus direitos como consumidor

Veja tudo o que você precisa saber sobre seus direitos como consumidor em caso de cancelamento de voos em menos de 5 minutos de leitura!

Veja tudo o que você precisa saber sobre seus direitos como consumidor em caso de cancelamento de voos em menos de 5 minutos de leitura!

Ao adquirir uma passagem aérea, seja para as férias ou a trabalho, a expectativa de todo consumidor é embarcar no avião e realizar sua viagem sem problemas. Porém, sabemos que imprevistos acontecem e cancelamentos de voos podem ser um grande transtorno.

Para se preparar para situações como essa, é fundamental que você esteja ciente de seus direitos. Assim, será possível saber quais medidas devem ser exigidas da companhia aérea durante a situação e quais práticas inadequadas por parte da empresa podem resultar em uma indenização por danos morais e materiais. Continue lendo para saber mais!

Imagine que você tenha adquirido passagens aéreas para um voo internacional em uma data específica e, infelizmente, seu voo tenha sido cancelado um dia antes da viagem devido às condições climáticas adversas.

A companhia aérea realoca você em outro voo como forma de solucionar o problema. No entanto, esse segundo voo também é cancelado e sem previsão de reagendamento.

Você saberia quais são os seus principais direitos em uma situação como essa?

Em casos assim, as companhias aéreas têm a obrigação legal e contratual de providenciar:

  • Reacomodação em outro voo, mesmo que seja por meio de uma empresa parceira;
  • Oferecer assistência material de forma eficiente;
  • E, se for o caso, reembolsar o valor das passagens.

É importante lembrar que, além de um atendimento adequado, os passageiros têm o direito de receber informações claras e precisas sobre a situação, bem como uma perspectiva de resolução.

Se a companhia aérea não cumprir com suas obrigações, considera-se falha na prestação de serviços o que pode ser agravado por questões como:

  • Escassez de informações e explicações por parte da empresa;
  • Falta de auxílio material adequado;
  • Prejuízos adicionais, como a perda de compromissos importantes;
  • Necessidade de arcar com novos custos devido à falta de expectativa de solução do problema.

Portanto, estar preparado para lidar com situações como essa pode minimizar o impacto negativo na sua viagem e garantir que seus direitos sejam respeitados.

Caso tenha dúvidas ou precise de ajuda para buscar uma solução efetiva para o seu problema, entre em contato com a Iconsumidores. Nossa equipe de especialistas está à disposição para ajudar você a proteger seus direitos e buscar a indenização que você merece!