Problemas com Voo

Motivos que levam ao cancelamento do seu voo

Motivos que levam ao cancelamento do seu voo

Já imaginou programar a viagem dos seus sonhos com meses de antecedência e na hora do embarque descobrir que o voo foi cancelado? Ou até mesmo estar com uma viagem importantíssima de negócios agendada e passar pela mesma situação?  Ter um voo cancelado é de fato muito frustrante, afinal é uma situação na qual não está em nosso controle. Mas você sabe os motivos que levam o cancelamento do seu voo?

Muitas vezes o motivo associado ao cancelamento do voo não fica claro aos passageiros, justamente por ser uma decisão comumente tomada pela companhia, que acarreta em várias justificativas.

Dentre os principais motivos relacionados estão:

  • Condições meteorológicas

Pode parecer obvio, mas o mal tempo é um dos critérios principais que levam uma companhia área a cancelar o seu voo, afinal, chuvas, granizo, temporais, neve e ventos fortes, especialmente se o mau tempo tem previsão de longa duração são fatores incontroláveis.

  • Poucos passageiros

Se a quantidade de passagens vendida for inferir a 1/3 do que a aeronave comporta, o voo será cancelado, justamente devido aos custos já associados no qual não terá atratividade monetária para a companhia.

  • Passageiro não encontrado

Isso pode até ser uma questão curiosa, mas quando um passageiro realiza o check-in, despacha as malas, porém não embarca, o voo pode ser cancelado.

Nenhuma bagagem pode viajar sozinha, a medida existe para evitar o transporte de cargas suspeitas e ilícitas, como drogas, armas e bombas.

  • Congestionamento aéreo

Neste caso, se houver o congestionamento no tráfego aéreo, com muitos aviões em circulação, aliado ao problema de uma estrutura menos avançada de aeroportos, com poucas pistas, por exemplo, é um motivo para ter o voo cancelado.

O que fazer se o meu voo for cancelado?

Existem varias medidas a serem tomadas quando o tema é cancelamento de voo, principalmente a depender dos prazos associados a essa informação.

Se a companhia aérea informa com menos e 72h do horário original do voo, ou, não informar, cabe o passageiro tomar as medidas cabíveis por lei.

Além disso é de suma importância que se obtenha provas sobre todo o processo, desde o informe do cancelamento até as propostas dadas pela companhia para a solução da questão.

Mas lembre-se, não importa o motivo do cancelamento, a companhia aérea deve te dar assistência!

Infelizmente, sabemos que nem sempre é uma tarefa fácil ter seus direitos assegurados como passageiro, por isso, se você vivenciou alguma situação de cancelamento de voo no qual a companhia aérea não cumpriu com suas responsabilidades, nós podemos te ajudar!

Caso queira solucionar o problema de forma simples e rápida, solicite uma análise do seu caso em nossa plataforma!

A IConsumidores conta com profissionais habilitados e aptos para te ajudar!

Chega de passar estresse com problemas aéreos, vem com a gente!